COMO TRATAR, PREVENIR E VIVER COM AS VARIZES

Como as varizes são tratadas?

Varizes são tratadas com mudanças de estilo de vida e procedimentos médicos. Os objetivos do tratamento são aliviar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a aparência.

Se as varizes causam poucos sintomas, o seu médico pode simplesmente sugerir fazer mudanças no estilo de vida. Se os seus sintomas são mais graves, o seu médico pode recomendar um ou mais procedimentos médicos. Por exemplo, você pode precisar de um procedimento médico se você tem muita dor, coágulos de sangue, ou distúrbios de pele causados ​​por suas veias varicosas.

Algumas pessoas que têm varizes optar por ter procedimentos para melhorar a aparência de suas veias.

Embora o tratamento pode ajudar as veias varicosas existentes, não pode manter novas veias varicosas de formação.

varizes-como-tratar-prevenir-e-viver-3

Mudanças de estilo de vida

Mudanças de estilo de vida muitas vezes são o primeiro tratamento para varizes. Essas mudanças podem impedir que as varizes se agravem, reduzam a dor e atrasem a formação de outras veias varicosas. Mudanças de estilo de vida incluem o seguinte:

Evite ficar de pé ou sentado por longos períodos sem fazer uma pausa. Quando estiver sentado, evite cruzar as pernas. Mantenha suas pernas levantadas quando sentado, descansando ou dormindo. Quando puder, eleve as pernas acima do nível do seu coração.
Fazer atividades físicas para obter as pernas em movimento e melhorar o tônus ​​muscular. Isso ajuda o sangue a passar pelas suas veias.
Se você está com sobrepeso ou obesos, tente perder peso. Isso irá melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a pressão sobre suas veias.
Evite usar roupas apertadas, especialmente aquelas que estão apertadas em torno de sua cintura, virilha (parte superior das coxas) e pernas. Roupas apertadas podem tornar as varizes mais graves.
Evite usar saltos altos por longos períodos. Sapatos de salto baixo pode ajudar a tonificar os músculos da panturrilha. Os músculos tonificados ajudam o sangue a passar pelas veias.
O seu médico pode recomendar meias de compressão. Estas meias criar pressão suave até a perna. Esta pressão mantém o sangue de pooling e diminui inchaço nas pernas.

Existem três tipos de meias de compressão. Um tipo é apoio pantyhose. Estes oferecem a menor quantidade de pressão. Um segundo tipo é a mangueira de compressão de balcão. Estas meias dão um pouco mais de pressão do que meia-calça de apoio. Over-the-counter mangueira de compressão são vendidos em lojas de suprimentos médicos e farmácias.

As mangueiras de compressão com prescrição são o terceiro tipo de meias de compressão. Estas meias oferecem a maior quantidade de pressão. Eles também são vendidos em lojas de suprimentos médicos e farmácias. No entanto, você precisa ser montado para eles na loja por uma pessoa especialmente treinada.

varizes-como-tratar-prevenir-e-viver-2

Procedimentos Médicos

Procedimentos médicos são feitos quer para remover varizes ou para fechá-los. A remoção ou fechamento de varizes geralmente não causa problemas com o fluxo sanguíneo porque o sangue começa a se mover através de outras veias.

Você pode ser tratado com um ou mais dos procedimentos descritos abaixo. Efeitos secundários comuns logo após a maioria destes procedimentos incluem hematomas, inchaço, descoloração da pele e dor ligeira.

Os efeitos colaterais são mais graves com stripe veia e ligadura (li-GA-shun). Raramente, este procedimento pode causar dor intensa, infecções, coágulos de sangue e cicatrizes.

Escleroterapia

A escleroterapia (SKLER-o-ther-ah-pe) usa um produto químico líquido para fechar uma veia varicosa. O produto químico é injetado na veia para causar irritação e cicatrizes dentro da veia. A irritação e cicatrizes fazem com que a veia feche, e desaparece.

Este procedimento muitas vezes é usado para tratar pequenas veias varicosas e veias de aranha. Pode ser feito no consultório do seu médico, enquanto você está de pé. Você pode precisar de vários tratamentos para fechar completamente uma veia.

Os tratamentos normalmente são feitos a cada 4 a 6 semanas. Após tratamentos, suas pernas serão envolvidas em bandagem elástica para ajudar com a cicatrização e diminuir o inchaço.

Microscleroterapia

Microscleroterapia (MI-kro-SKLER-o-ther-ah-pe) é utilizado para tratar aranhas veias e outras varizes muito pequenas.

Uma pequena quantidade de produto químico líquido é injetado em uma veia usando uma agulha muito fina. O produto químico cicatriza o revestimento interno da veia, fazendo com que ele feche.

Cirurgia a laser

Este procedimento aplica a energia da luz de um laser para uma veia varicosa. A luz laser faz a veia desaparecer.

Cirurgia a laser é principalmente usado para tratar pequenas veias varicosas. Nenhum corte ou injeção de produtos químicos está envolvido.

Terapia de Ablação Endovenosa

A terapia de ablação endovenosa (ab-LA-shun) usa lasers ou radiowaves para criar calor para fechar uma veia varicosa.

Seu médico faz um pequeno corte em sua pele perto da veia varicosa. Ele ou ela, em seguida, insere um pequeno tubo chamado cateter na veia. Um dispositivo na ponta do tubo aquece o interior da veia e fecha-lo.

Você estará acordado durante este procedimento, mas seu médico vai entorpecer a área ao redor da veia. Você geralmente pode ir para casa no mesmo dia que o procedimento.

Cirurgia endoscópica da veia

Para a cirurgia de veia endoscópica (en-do-SKOP-ik), o seu médico fará um pequeno corte na sua pele perto de uma veia varicosa. Ele ou ela, em seguida, usa uma pequena câmera no final de um tubo fino para mover através da veia. Um dispositivo cirúrgico na extremidade da câmera é usado para fechar a veia.

Cirurgia endoscópica veia geralmente é usado apenas em casos graves quando varizes estão causando úlceras na pele (feridas). Após o procedimento, você normalmente pode retornar às suas atividades normais dentro de algumas semanas.

Flebectomia Ambulatória

Para a flebectomia ambulatória (fle-BEK-para-me), o seu médico fará pequenos cortes na sua pele para remover pequenas varizes. Este procedimento geralmente é feito para remover as veias varicosas mais próximo à superfície da pele.

Você estará acordado durante o procedimento, mas seu médico vai entorpecer a área ao redor da veia. Normalmente, você pode ir para casa no mesmo dia que o procedimento é feito.

Decapagem e Ligadura de Veias

Veia stripping e ligadura normalmente é feito apenas para casos graves de varizes. O procedimento envolve amarrar fechado e removendo as veias através de pequenos cortes em sua pele.

varizes-como-tratar-prevenir-e-viver-1

Você receberá um remédio para temporariamente colocá-lo para dormir para que você não sente qualquer dor durante o procedimento.

Vein stripping e ligadura geralmente é feito como um procedimento ambulatorial. O tempo de recuperação do procedimento é de cerca de 1 a 4 semanas.

Como as varizes podem ser prevenidas?

Você não pode evitar a formação de veias varicosas. No entanto, você pode evitar que os que você tem de ficar pior. Você também pode tomar medidas para atrasar outras veias varicosas de formação.

Evite ficar de pé ou sentado por longos períodos sem fazer uma pausa. Quando estiver sentado, evite cruzar as pernas. Mantenha suas pernas levantadas quando sentado, descansando ou dormindo. Quando puder, eleve as pernas acima do nível do seu coração.

Fazer atividades físicas para obter as pernas em movimento e melhorar o tônus ​​muscular. Isso ajuda o sangue a passar pelas suas veias.

Se você está com sobrepeso ou obesos, tente perder peso. Isso irá melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a pressão sobre suas veias.

Evite usar roupas apertadas, especialmente aquelas que estão apertadas em torno de sua cintura, virilha (parte superior das coxas) e pernas. Roupas apertadas podem tornar as varizes mais graves.

Evite usar saltos altos por longos períodos. Sapatos de salto baixo pode ajudar a tonificar os músculos da panturrilha. Os músculos tonificados ajudam o sangue a passar pelas veias.

Use meias de compressão se o seu médico as recomenda. Estas meias criar pressão suave até a perna. Esta pressão mantém sangue de pooling nas veias e diminui inchaço nas pernas.

Viver com varizes

As varizes são uma condição comum. Eles muitas vezes causam poucos sinais e sintomas. Se seus sinais e sintomas são menores, seu médico pode simplesmente sugerir fazer mudanças de estilo de vida.

Se sua condição é mais grave – por exemplo, se você tem dor, coágulos de sangue ou úlceras na pele (feridas) – seu médico pode recomendar um ou mais procedimentos médicos. Muitos tratamentos para varizes são rápidos e fáceis e não requerem uma recuperação longa.

Para obter mais informações sobre mudanças no estilo de vida e procedimentos médicos, consulte “Como são tratadas as varizes?”,

Varizes: tratamento caseiro, causa e sintomas.

Testes clínicos

O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI) está fortemente empenhado em apoiar a investigação destinada a prevenir e tratar doenças e condições cardíacas, pulmonares e sanguíneas e distúrbios do sono.

A investigação apoiada pelo NHLBI levou a muitos avanços no conhecimento e cuidados médicos. Muitas vezes, estes avanços dependem da vontade dos voluntários de participarem em ensaios clínicos.

Ensaios clínicos testar novas formas de prevenir, diagnosticar ou tratar várias doenças e condições. Por exemplo, novos tratamentos para uma doença ou condição (tais como medicamentos, dispositivos médicos, cirurgias ou procedimentos) são testados em voluntários que têm a doença. Testes mostram se um tratamento é seguro e eficaz em seres humanos antes de ser disponibilizado para uso generalizado.

Ao tomar parte em um ensaio clínico, você pode obter acesso a novos tratamentos antes que eles estão amplamente disponíveis. Você também terá o apoio de uma equipe de prestadores de cuidados de saúde, que provavelmente irá monitorar sua saúde de perto. Mesmo se você não se beneficiar diretamente dos resultados de um ensaio clínico, as informações coletadas podem ajudar outras pessoas e aumentar o conhecimento científico.

Se você se voluntariar para um ensaio clínico, a pesquisa será explicada em detalhes. Você vai aprender sobre tratamentos e testes que você pode receber, e os benefícios e riscos que podem representar. Você também terá a chance de fazer perguntas sobre a pesquisa. Esse processo é chamado de consentimento informado.

Se você concordar em participar do julgamento, você será solicitado a assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. Este formulário não é um contrato. Você tem o direito de se retirar de um estudo a qualquer momento, por qualquer motivo. Além disso, você tem o direito de aprender sobre novos riscos ou achados que surgem durante o julgamento.

Para mais informações sobre ensaios clínicos relacionados com varizes, fale com o seu médico. Você também pode visitar os seguintes sites da Web para saber mais sobre pesquisa clínica e pesquisa de ensaios clínicos. Gustavo Franklin é o médico Angiologista que você precisa.

Esta entrada foi publicada em Atualidades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *